segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Como tirar mau cheiro da geladeira





Sabe quando surge aquele cheiro ruim na geladeira? Ninguém merece, né? Parece que contamina tudo. Mas por mais que tenhamos cuidado, sempre pode acontecer.
Dia desses perguntaram-me como tiro esses maus odores da minha geladeira, respondi como sempre faço: "Limpo a geladeira e depois passo um pano úmido com vinagre".
Mas hoje resolvi fazer uma pesquisa de outras dicas para limpar a geladeira, tirar odores ruins e mantê-la com bom cheiro
Além da que falei acima, existem várias outras sugestões que valem a pena colocar em prática.

Vejamos:
  1. Descongele a geladeira
  2. Limpe-a toda por dentro com água e detergente (não jogar água)
  3. Enxague com pano úmido limpo
  4. Faça uma solução 1 litro de água morna e 1 colher de chá de bicabornato de sódio. Embebeça um pano nesta solução e passe em toda a geladeira
  5. Lave o pano e passe novamente na geladeira para enxaguar
  6. Depois passe uma solução de água e vinagre (meio a meio)
  7. Para evitar novos odores, coloque um potinho descartável (copinho para cafezinho) com bicabornato de sódio na porta (dura até um ano).
  8. Para deixar um cheiro agradável na geladeira, molhe um chumaço de algodão com essência de baunilha, coloque num potinho descartável de café e deixe na porta também.
Visitando ainda o site http://www.higienedosalimentos.com.br/respostas2.asp?offset=3710 , encontrei a seguinte orientação do Dr. Roberto Figueiredo (Dr. Bactéria): "Retirar todos produtos, desligar. Lavar com água + detergente. Pulverizar água + vinagre branco (meio a meio). Polvilhar totalmente com Bicarbonato de Sódio. Limpar. Colocar na porta Bic. De Sódio. Ao lado colocar haste de algodão embebida em baunilha".
Abaixo deixo um link do esquema de organização da geladeira.
OBS: Essas dicas são para limpeza do interior da geladeira.

56 comentários:

  1. ja fiz isso mas fica um cheiro isquisito

    ResponderExcluir
  2. VOU TENTAR FAZER MINHA GELADEIRA ESTA COM MAL CHEIRO JA TIREI TUDO DELA MESMO ASIM CONTINUA A CHEIRAR MAL

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também tenho esse problema! parece que sai do cano, do ar "frost free". Não é cheiro de comida e nem de podre, parece cheiro de coisa química, é mto ruim.

      Excluir
  3. Cláudia,

    Vc será que voce está colocando a quantidade correta de vinagre? Experimente limpar como o recomendado e depois deixar a geladeira aberta por um tempo.

    ResponderExcluir
  4. adorei as dicas,estou começando agora a vida de dona de casa e esta dica me salvou.muito obrigada!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  5. Boa Noite , minhas primas deixaram comida estragar dentro da geladeira , mas a irmã delas ( 9 anos ) jogou perfume dentro da geladeira . A partir daí o cheiro ruim da comida saiu , mas ficou perfumada demais e todo alimento colocado dentro da geladeira fica com cheiro forte de perfume. Gostaria de saber se tem alguma solução para fazer e conseguir tirar o perfume . Obrigada .

    ResponderExcluir
  6. Minha sugestão para a pessoa que deixou o último comentário é a seguinte:

    Descongele a geladeira, retire tudo que tem dentro dela e deixe-a aberta por algumas horas. Caso ela continue fechada não terá como sair o cheiro de perfume.

    Faça a solução de bicabornato de sódio e a de água e vinagre apresentada no post, mas mais concentradas.

    Coloque vários potinhos de bicabornato de sódio espalhados pela geladeira.

    Desculpe não poder te ajudar mais. Pesquisei tanto na net como em livro que tenho em casa e não encontrei nada para eliminar o cheiro de perfume.

    ResponderExcluir
  7. oi...
    estou com um problema mas serio que esses...
    no final do ano viajei por dois meses e quando cheguei minha geladeira estava descongelada, e havia um pedaço de carne podre no congelador, ( havia ate bichinhos por toda a geladeira. ja lavei e passei todas as soluçoes que me indicaram, e mnada do cheiro de carne podre sair.
    existe alguma coisa a mais que eu possa fazer, ou eu terei de jogar minha geladeira que eu comprei a menos de 6 meses fora...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. NA PROXIMA VEZ QUE FOR VIAJAR ........NÃO DEIXE NADA NA GELADEIRA, DESLIGUE A.........E AINDA DEIXE COM A PORTA ABERTA..........

      Excluir
    2. Tambem estou c esse fedor de carniça na geladeira...teve manutençao da rede eletrica e ficou desligada por algumas horas....nao chegou a descongelar nada q estava no congelador...porem...creio que alguma coisa...algum liquido de carne tenha descido do congelador e agora ja limpei tudo....tirei o recipiente q fica atras ,q segura a agua....lavei...e o mau cheiro nao sai....ALGUEM ME DIZ O QUE FAZER!!!!

      Excluir
  8. Eu tinha peixe congelado na minha geladeira e descongelou e ficou muito tempo aí depois a geladeira ficou com cheiro muito forte, já coloquei a geladeira no quintal e lavei com candida e sabão, deixei ela aberta mas nada, o que fazer?

    ResponderExcluir
  9. Nada melhor que café...

    Basta por café solúvel num pote aberto dentro da geladeira... de preferência na porta.
    Espero ter ajudado

    ResponderExcluir
  10. acabei de fazer isso, só nao passei água com vinagre pq nao tinha.. mas mesmo assim o cheiro saiu.. só tom com medo de infestar o cheiro da baunilha.. hahahaha

    ResponderExcluir
  11. Meu esposo é técnico em refrigeração,conserta ,já fabricou, é o mais experiente da cidade. Algumas pessoas dizem que não pode jogar água na geladeira, lavo, mas, lavo mesmo jogo água com mangueira pelo menos uma ou duas vezes por mês e só por indicação do meu esposo, nunca senti odor algum e muito menos estragou minha geladeira, não uso pó de café, vinagre ou qualquer outro produto além de água, muita água e sabão. Minha família toda faz o mesmo e nunca ninguém reclamou.
    Obs: só cuide para não jogar água no motor.

    ResponderExcluir
  12. Uma solução boa também para tirar o cheiro ruim de carne estragada dentro do congelador é colocar um pedaço de carvão dentro do congelador, funciona mesmo!

    ResponderExcluir
  13. bom dia, minha geladeira esta deixando a agua com gosto estranho. chamei um tecnico para verificar se era o gás, porem, disse que esta ok. será que tem alguma coisa com o cheiro?

    ResponderExcluir
  14. ola minha geladeira esta com cheiro rui o que devo faze

    ResponderExcluir
  15. Minha sugestão, inclusive a que tem no Livro "Sebastiana Quebra Galho", já citado aqui em outro post (http://nacozinhadarita.blogspot.com/2010/11/dicas-para-nosso-dia-dia.html) é limpar a geladeira com uma solução de água e bicarbonato de sódio, inclusive eu faço isso aqui em casa. Depois da limpesa você pode ainda passar uma pano úmido em solução de água e vinagre.

    ResponderExcluir
  16. Parece que esse problema da geladeira não tem jeito mesmo. Ontem quando cheguei de vigem, um filho de corpo havia desligado o disjuntor geral, que fica na rua e tudo estava se desmanchando numa gosma verde avermelhado e o mau odor impregnado em tudo na casa. A gosma e os tapurus, escorriam e estranharam pelas partes de isopor (internas). Será que tem jeito? Minha geladeira é nova e ainda pago.

    ResponderExcluir
  17. ola minha geladeira esta desligada...
    e eu gostaria de saber se essa receita pra tira mal cheiro também funciona...
    coloquei carvão mais só deu uma amenizada...
    espero resposta obrigada pela atenção....

    ResponderExcluir
  18. que louco a geladeira da minha mae ta com mau cheiro mas ela ta com medo do cheiro fica pior como tranquilizo ela?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Feito o procedimento acima orientado, não havendo resultado, dê uma geladeira nova que irá tranquilizá-la.

      Excluir
  19. bom,minha geladeira tava com moo cheiro horrivel de carne estragada,ai eu lavei muuuuuuuitoooo depois coloquei carvao,bicabornato de sodio,lavei com alcool e deixei aberta por uns 30 minutos,depois liguei ela e o cheiro sumiu,mas o importante é sempre deixar um pouco de cafe na porta,isso evita muito!!

    ResponderExcluir
  20. Joguei água misturado com bastante água sanitária na minha geladeira que estava impregnada pois ela descongelou e escorreu para a parte interna. Aparentemente resolveu o problema.
    Tivemos que tirar a bandeja que fica atras primeiro e fomos drenando a aguá por traz da geladeira.
    Boa Sorte!

    ResponderExcluir
  21. Para todos estes casos mais graves fui informado que carvão, isto mesmo carvão aquele usado para esquentar o seu churrasco de final de semana, depois de limpar coloquei dentro da geladeira espalhei bastante carvão, para minha surpresa o carvão absorve o mau cheiro pode conferir.Obs:Caso o cheiro não sair por completo continue uma ou duas vezes retire e coloque outro carvão não esqueça de fechar a porta ok.
    Em dois dias dependendo do mau cheiro...estou fazendo e esta dando resultado.Samuel

    ResponderExcluir
  22. Deixei carne, asa e linguiça na geladeira. Fiquei 2 dias fora e quando cheguei em casa a geladeira estava desligada. A carne estragou e a geladeira ficou com um cheiro podre de gente morta, horrível. Lavei com cloro e sabão em pó não adintou nada, o cheiro ainda está lá.o que eu faço jogo ela fora?

    ResponderExcluir
  23. Puxa amei estas dicas , vou fazer amanhâ mesmo. Obrigada!!

    ResponderExcluir
  24. achei muito bom essas dicas minha mae ate fez a dica 8 na geladeira dela.

    ResponderExcluir
  25. Já fiz na minha obrigado!!!

    ResponderExcluir
  26. O que estava podre na minha geladeira era um ovo, só descobri quando minha filha resolveu fazer um bolo, sorte que ela quebrou o ovo dentro de uma tigelinha... Mas tava podre demais......., vou seguir as dicas acima para ver se ajuda, acredito que sim. Valeu!!

    ResponderExcluir
  27. a minha geladeira esta com um cheiro horrivel,ja deixei cafe e carvao na porta depois de limpar ela com detergente,deixei 2 dias aberta,mas o cheiro ainda nao saiu,o que devo fazer??

    ResponderExcluir
  28. olá a minha geladeira apareceu um cheiro terrivel mas nao é de podre é um cheiro meia de azedo ,tudo q eu boto na geladeira fica o gosto nos alimentos,ja limpei com vinagre ja desliguei por dias e deixei aberta ja lavei com sabão mas nada adianta o frizer poarace q esta pior ainda as carnes ficam com o gosto terrivel.o que eu faço pelo amor de deussssssss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lave ela,com veja limão,e passe bicarbonato que o cheiro sai.

      Excluir
  29. minha geladeira está com um cheiro terrivel vou tentar oque vc falou para ver oque acontece minha vó falou que as veses é bom colocar pedra de carvão mas não sabe se deixa cheiro bom mas tira o mau odor
    com certesa ! tomare que essa simpatia de certo

    ResponderExcluir
  30. oii, o potinho com bicarbonato deve estar fechado ou aberto dentro da geladeira ?
    Obrigada

    ResponderExcluir
  31. Eu deixei uma carne n geladeira mas a embalagem tava rasgada e desde entao minha geladeira esta com um cheiro orrivel pf alguem me ajude

    ResponderExcluir
  32. Quridos leitores, as informações que coloquei neste post foram as que pesquisei na internet e as que sigo em caso de emergência também em minha casa. Caso encontre outras novidades postarei.
    Infelizmente não sei responder a todas perguntas com casos extraordinários, como o das meninas que colocaram perfume na geladeira tentando tirar o mau cheiro e acabou ficando pior a situação.

    ResponderExcluir
  33. achei mal escrito... coloque um copo descartável de café com bicabornato, OU SEJA muita gente pode misturar café e bicabornato e colocar lá! Affê...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nina,

      Muito obrigada pela dica. Realmente não estava bem explicado, espero que agora quem ler possa ter um melhor entendimento.
      Abraços

      Excluir
  34. resposta a questão de ciências da natureza do enem 2012;vc é safa

    ResponderExcluir
  35. Pelo amor de deus minha geladeira nao tem nem seis meses e ta com cheiro de podre de repente e nao tem nada sujo nem estragado dentro dela

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alessandra, será que voce não está guardando comida na geladeira sem fechar bem o pote? Ou mesmo queijos ou outro alimento sem estar devidamente embalado? Tente tirar tudo da geladeira, limpá-la como está nas orientações e depois repor os alimentos embalados corretamente. Que Deus te abençoe!

      Excluir
  36. Olha, fui viajar, fiquei DEZ dias fora, qdo voltei minha geladeira estava desligada (meu marido desligou o djuntor sem querer) e o freezer estava cheiooooo de carnes, linguiça,frango, hamburguer, até um peixe tinha! imaginem o mau cheiro que estava quando abri a porta. assim que abri a geladeira, apareceram quatrocentas e noventa e duas moscas., um horror! fiquei desesperada! tirei todas as prateleiras, lavei tudo, coloquei pó de café, carvaõ, e nada, mau cheiro continuava, até que meu cunhado que trabalha num açougue, disse pra eu esborrifar agua sanitária!!! gastei quase um litro de agua sanitária, esborrifei a primeira vez, passei um pano limpo, liguei a geladeira,quando abri o cheiro tinha amenizado, mas ainda havia resquícios; repeti a operação por umas 3 vezes, e agora, finalmente, o cheiro foi embora! Agua sanitária! é isso!

    ResponderExcluir
  37. o bicarbonato eo vinagre parece q funciona mesmo! cabeei de faze-lo e ja ta dando reacao.

    ResponderExcluir
  38. Obrigado pela dica, ficou ótima. bjhs

    ResponderExcluir
  39. boa noite!
    e sobre o cheiro de ovo pobre? você tem alguma sugestão??
    obrigada

    ResponderExcluir
  40. Apesar de não ter nada estragado na geladeira o cheiro da couve-flor deixou um odor insuportável! Jogei-o fora e a geladeira fico com aquele odor podre.
    O que faço?

    ResponderExcluir
  41. minha geladeira estava podre de carne estragada lavei ela inteira com cloro e nada resolveu a dica que peguei na internet foi ótima coloquei pó de café bicabornato e carvão e baunilha resolveu muito obrigada pela dica

    ResponderExcluir
  42. Deixei carne, e linguiça na geladeira. Fiquei 3 dias fora e quando cheguei em casa a geladeira estava desligada. A carne estragou e a geladeira ficou com um cheiro podre de gente morta, horrível. Lavei com cloro e sabão em pó não adiantou nada, o cheiro ainda está lá. o que eu faço jogo ela fora?

    ResponderExcluir
  43. tem um cano por onde escorre a agua sempre tem que lavar ele fica cheio de lodo lave com agua e vinagre

    ResponderExcluir
  44. Gente, entrei neste site porque minha geladeira está com um cheiro ruim, mas estou passando mal de tanto rir dos comentários!!"Cheiro de gente morta", "minha geladeira está podre", "492 moscas que saíram da geladeira"....kkkkkk!!!Realmente essas situações são desconfortáveis, mas vamos combinar que são muito engraçadas!!!

    ResponderExcluir
  45. Minha geladeira esta deixando aquele cheiro de geladeira ou de plástico nas comidas. Este processo será que vai resolver?

    ResponderExcluir
  46. Minha geladeira ta com um mal cheiro de peixe pq descongelou com a falta de energia oque faco ja fiz de tudo

    ResponderExcluir
  47. Gente, por favor me ajudem!tenho uma geladeira nova (3 meses de uso) ela começou a apresentar um cheiro terrível, mas não é de comida nem nada estragado, e sim de alguma coisa Química, impregna nos alimentos e deixa uma sensação estranha no ar quando a abrimos, já vieram técnicos e não detectaram nenhum defeito, mas eles também sentiram o cheiro, mas não sabem de onde vem!perco tudo que compro e coloco la, o que faço? Por favor!

    ResponderExcluir
  48. Olá minha geladeira é nova uma electrolux frostfree e tudo que estou congelando está ficando com gosto de plástico, nao tem como comer depois, msm muito bem embalado. o que pode ser? Alguém pode me auxiliar? Obrigada

    ResponderExcluir

Visitas