terça-feira, 11 de maio de 2010

Bolo de Maçã


Olá!

Conforme prometi, estou começando a postar as receitas dos pratos preparados no dia das mães.
Bem, estou começando com o bolo de maçã preparado para o lanche da tarde. O pessoal aprovou.


Ingredientes:

04 ovos
100gr de margarina (1 tablete)
04 xc de trigo
1/2 xc de suco concentrado de maracujá
1/2 xc de leite
01 colher de chá de canela em pó
01 colher de sopa de fermento
Gotas de baunilha

Como preparei:


Primeiro bati os ovos e acrescentei o açúcar e a margarina, bati bastante, até tudo ficar bem homogênio. Depois acrescentei o trigo, o suco de maracujá e o leite, bati mais um pouco e acrescentei o fermento e a baunilha, sempre batendo a cada ingrediente.
Piquei uns pedacinhos de maçã, sem casca, e misturei à massa.
Untei uma forma de fundo falso, coloquei ao redor maçã fatiada no comprimento (mas na próxima vez não farei assim, só colocarei por cima pois a maçã queimou um pouco).
Coloquei a massa na forma e cobri com fatias de maçã com casca. Salpiquei açúcar com canela e levei ao forno pré-aquecido, por aproximadamento 40 minutos.
Esperei esfriar, retirei a lateral da forma e servi.

Espero que experimentem e gostem.

Até a próxima!

segunda-feira, 10 de maio de 2010

Dia das Mães

Domingo, Dia das Mães, resolvi fazer um almoço especial para minha sogra e minha irmã/madrinha. Gostaria que minha avó estivesse presente também, mas para ela seria difícil estar aqui em casa, de qualquer forma ela estava no meu coração, assim como muitas outras pessoas que gostaria de homenagear neste dia, que tem sido um pouco mães para mim, como minhas tias.
Mas, minha sogra veio aqui pra casa e pedi a minha irmã para vir também, para que eu pudesse demonstrar um pouco do carinho que tenho por elas e homenageá-las nesse dia.
Assim, preparei um almoço gostoso, além de um lanche a tarde, tudo feito com muito carinho.

Confiram as fotos da mesa posta para o almoço e lanche da tarde:

Sabe, vale a pena separarmos um pouco do nosso tão corrido e tumultuado tempo, para fazermos um gesto de carinho a quem amamos. Preparar um almoço, um bolo gostoso para tomar café a tarde, fazer uma surpresa.
Nossa vida passa muito rápido, precisamos portanto, semearmos amor nos corações da pessoas, fazendo-as sentirem-se amadas e importantes em nossas vidas.
A Bíblia dia: "Portanto, tudo que vós quereis que os homens vos façam, fazei-lho também vós..." (Mateus 7:12). Como você quer ser tratado, hoje e no futuro? A forma como agimos hoje reflete-se não só hoje, mas no nosso futuro, pois nossos filhos estão aprendendo conosco, da forma que tratamos nossos pais, irmãos, amigos e a eles mesmos.
Talvez alguém pense: "Isso é besteira!" ou mesmo, "Eu nunca recebi amor e não tenho para dar!". Você quer receber amor? "Dê" amor! Sorria, dê um abraço, convide para tomar um café em sua casa. Com esses pequenos gestos você verá que muita coisa mudará em sua vida.

Nos próximos posts "As Receitas!".

Bjs.

domingo, 9 de maio de 2010

Canjiquinha



Gosto muito do outono-inverno, o clima fresco e frio me agradam muito. Infelizmente o outono está mais com cara de verão. Mas tem dias que o clima fica um pouco mais fresco e aproveito essas ocasiões para fazer uma comidinha para aquecer.

Dia desses chegamos tarde do trabalho e estava ventando um pouco, correndo um friozinho, verdade que um pouco tímido, mas convidativo para uma comidinha quentinha. Preparei então, essa canjiquinha.

Dissalguei costelinha, carne seca, bacon (tudo em pedaços pequenos). Depois levei para a panela para dar uma fritadinha junto com uns pedacinhos de linguiça (usei um pouquinho de cada coisa). Quando tudo estava fritinho, sem acrescentar óleo, juntei cebola, pimentão e tomate e dei um coloridinho com um pouquinho de coloral, pinguei um pouco d'agua.

Quando tudo estava bem refogadinho, coloquei água fervendo, provei sal, vi se estava precisando de mais algum tempeiro e fui colocando a canjiquinha aos poucos e mexendo, mas tem que tomar cuidado, pois a canjiquinha leva um tempo para tomar consistência, diferente da polenta que conforme voce vai colocando na panela ela já vai tomando consistência. Eu costumo comparar como a preparação do arroz, uma parte de canjiquinha para mais ou menos duas de água.

Fui mexendo para não grudar no fundo, depois abaixei o fogo e deixei coznhando até começar a soltar do fundo da panela.

Ficou muito gostosa, embora o maridão prefira ela com molho a parte, ao invés de preparar com os salgados misturados.
Quem quiser pode acrescentar caldo de bacon ou de carne, além de seu toque especial.

sábado, 8 de maio de 2010

10 Dicas para resolver problemas caseiros

Tem um site que desde que eu o conheci, tornei-me fã dele, é o OZ (www.organizesuavida.com.br), ele é super interessante pois além de oferecer cursos, dá dicas no próprio site de como organizar sua casa, escritório, etc.
Hoje, em mais uma visita, encontrei as dicas que estão abaixo:
Leiam e visitem o site.

1-Zíper emperrado Esfregue sobre ele (perto da alça) um sabonete novo e seco. Passe um lápis preto comum (nº 2), riscando para baixo e para cima, forçando em seguida o gancho para frente e para trás, até que comece a correr.

2-Acabou a pilha
As pilhas gastas e velhas ainda podem ser reaproveitadas por mais algum tempo. Basta fervê-las com água. A fervura funciona como carga nova.

3-Desgastou a lâmina
Não precisa usar lâmina nova cada vez que se depilar. A gilete se conservará afiada se, logo após o uso, for lavada e guardada imersa em um recipiente com álcool.

4-Botões frouxos
Passe um pouco de base de unha sobre os botões de suas roupas para evitar que eles se soltem com facilidade.

5-Odores fortes
O cheiro de tinta de um cômodo recém-pintado sairá mais depressa se for deixada no ambiente uma bacia com água e algumas rodelas de cebola ou folhas de laranjeira

6-Ruídos da porta
Se a porta estiver rangendo, faça uma mistura de raspa de grafite (pode ser retirada da ponta de lápis) e algumas gotas de óleo de cozinha e aplique nas dobradiças

7-Colarinho sujo
Antes de lavar as camisas, aplique xampú nos colarinhos. O xampú tira a gordura e facilita a lavagem.

8-Tupperwares com odor
Para tirar o cheiro forte de vasilhames plásticos, é só lavá-los com bicarbonato de sódio diluído em um pouco de água. Deixe-os mergulhados nessa solução por algum tempo.

9-Limpeza eficiente
Torne o detergente mais eficiente, dissolvendo algumas gotas de vinagre. Suas panelas ficarão brilhando e sem gordura.

10-Excesso de sal na comida
Coloque batatas cruas no feijão ou outro cozido. Elas retiram o excesso de sal.

terça-feira, 4 de maio de 2010

Peixe frito com pirão



Gosto muito de peixe frito com um pirãozinho, bem temperado e com coentro, peixe sem coentro não é a mesma coisa. Infelizmente, quando comemos na rua, nem sempre podemos comer um peixe bem feito, pois as vezes nos restaurantes o peixe está amargando, com gosto de maresia.

Por isso, morar em apartamento não me impede de fritar um peixinho, aliás, não me impede de quase nada, nem mesmo de comer um churrasquinho feito na varanda do apartamento numa churrasqueira a bafo.

O importante é vivermos felizes e em paz, respeitando os vizinhos, tendo cuidado com barulho, fumaça, enfim, não deixando que nossa liberdade incomode os outros, mas aproveitando ao máximo a nossa vida junto com nossa família.

Portanto, se você mora em apartamento, ou numa casa pequena e por isso não quer fazer frituras, mas morre de desejo de comer um peixinho, uma batata frita (de vez em quando é lógico. Olha o colesterol!), não se prive, faça e depois deixe as janelas abertas, coloque uma panela para ferver com limão, cravo, canela. Pulverize a casa com um bom odorizador de ar. Mas curta a vida.

Receba a família e amigos em casa, converse ao redor da mesa, sorria, alegre-se. Deixe a toalha sujar, depois lave. Deixe a louça para mais tarde. Porque sair correndo logo que acaba de comer? Passe mais um tempo conversando durante as refeições.

Aproveite cada momento, pois cada minuto é especial.

Visitas