domingo, 9 de maio de 2010

Canjiquinha



Gosto muito do outono-inverno, o clima fresco e frio me agradam muito. Infelizmente o outono está mais com cara de verão. Mas tem dias que o clima fica um pouco mais fresco e aproveito essas ocasiões para fazer uma comidinha para aquecer.

Dia desses chegamos tarde do trabalho e estava ventando um pouco, correndo um friozinho, verdade que um pouco tímido, mas convidativo para uma comidinha quentinha. Preparei então, essa canjiquinha.

Dissalguei costelinha, carne seca, bacon (tudo em pedaços pequenos). Depois levei para a panela para dar uma fritadinha junto com uns pedacinhos de linguiça (usei um pouquinho de cada coisa). Quando tudo estava fritinho, sem acrescentar óleo, juntei cebola, pimentão e tomate e dei um coloridinho com um pouquinho de coloral, pinguei um pouco d'agua.

Quando tudo estava bem refogadinho, coloquei água fervendo, provei sal, vi se estava precisando de mais algum tempeiro e fui colocando a canjiquinha aos poucos e mexendo, mas tem que tomar cuidado, pois a canjiquinha leva um tempo para tomar consistência, diferente da polenta que conforme voce vai colocando na panela ela já vai tomando consistência. Eu costumo comparar como a preparação do arroz, uma parte de canjiquinha para mais ou menos duas de água.

Fui mexendo para não grudar no fundo, depois abaixei o fogo e deixei coznhando até começar a soltar do fundo da panela.

Ficou muito gostosa, embora o maridão prefira ela com molho a parte, ao invés de preparar com os salgados misturados.
Quem quiser pode acrescentar caldo de bacon ou de carne, além de seu toque especial.

3 comentários:

  1. Rita,q máximo o seu blog,amei,estarei sempre passando por aqui rsrsrsr.A minha boca encheu dágua agora. Gosto muiiitoooo de canjiquinha!!! Bjs Leninha(Marilene)

    ResponderExcluir
  2. Rita, q maximo o seu blog, amei...sempre estarei passando por aqui.A minha boca encheu d'agua agora.Gosto muiitooo de canjiquinha!!Rsrsrsr. Bjs Marilene(Leninha)

    ResponderExcluir
  3. Olá, Leninha!
    Visite mesmo, a minha cozinha sempre está aberta para bons amigos.
    Bjs.

    ResponderExcluir

Visitas